A cada etapa do projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio Histórico surgem novas surpresas. Em Diamantina foram inúmeras, mas uma delas marcou para sempre a equipe do projeto: a presença do mestre Assis Horta, 95 anos, fotógrafo de extrema importância para a história da fotografia e do patrimônio cultural e artístico de Minas Gerais.
Seu Assis começou a fotografar na década de 1940 e foi responsável pela documentação de todo o conjunto arquitetônico de Diamantina, quando prestava serviços ao antigo SPHAN, que viria a se tornar o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Também coube a Seu Assis fotografar todos os trabalhadores de Diamantina, ainda na década de 1940. Estes retratos foram usados para as primeiras carteiras de trabalho, exigência surgida com a criação da CLT, no governo de Getúlio Vargas.
E foi esse senhor sorridente e amável que fez questão de ser fotografado na tenda do projeto Moradores. Diamantinense de raiz, Seu Assis hoje mora em Belo Horizonte, mas esteve na cidade para prestigiar o projeto. Foi fotografado; levou amigos e parentes para dentro da tenda e o mais especial: fotografou para o Moradores!
Seus Assis Horta escreveu mais um belo e importante capítulo do Varal de Histórias do projeto Moradores.
TEXTO: Gustavo Nolasco
FOTOS: Assis Horta, Marcus Desimoni e Gustavo Nolasco