Projeto Moradores na revista Fotografe Melhor

Projeto Moradores na revista Fotografe Melhor

O projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio Histórico e o evento Fotógrafos em Ouro Preto foram temas de reportagem da edição de setembro da revista Fotografe Melhor.

Na sua segunda edição, o Fotógrafos em Ouro Preto vem se consolidando como um dos mais importantes encontros da fotografia mineira e brasileira. Seus organizadores (com muita propriedade e sabedoria) não gostam que ele seja chamado de “festival”. Por isso e também por não realizar um encontro em forma de círculo, mas sim aberto a tudo e a todos (fotógrafos ou não; profissionais ou não), o evento caiu na graça de visitantes, moradores e participantes.

O Fotógrafos em Ouro Preto teve poesia, filmes, instalações, música, shows, desafios, caminhadas ecológicas, competições, muito humor e claro, fotografia de excelente qualidade.

Nesta programação democrática e plural, o projeto Moradores desempenhou papel importante. Levou a comunidade de Ouro Preto para o centro deste encontro.  Com 12 retratos de 4m x 2m espalhados pela Praça Tiradentes, o projeto fez com que os moradores da cidade ocupassem, por meio da fotografia, o maior cartão postal de Minas Gerais.

“Sempre me passava pela cabeça a importância da passagem desse movimento (o projeto Moradores) por Ouro Preto, cidade berço de tantos outros gritos que mudaram a história deste país. E aconteceu muito além do que poderíamos imaginar. O projeto Moradores cravou na Praça Tiradentes uma homenagem ímpar ao povo mineiro que com fé e sangue construiu a antiga Vila Rica nas montanhas verde-vermelhas de Minas Gerais”, destacou Lucas de Godoy, fotógrafo e um dos bravos organizadores do evento.

Vida longa ao Fotógrafos em Ouro Preto.

TEXTO: Gustavo Nolasco

CLIQUE AQUI E LEIA A ÍNTEGRA DO DEPOIMENTO DE LUCAS DE GODOY SOBRE O PROJETO MORADORES

CLIQUE AQUI E CONFIRA COMO FOI A ETAPA DO MORADORES EM OURO PRETO

 CLIQUE AQUI E VEJA A GALERIA DE FOTOS DA EXPOSIÇÃO E DO VARAL FOTOGRÁFICO EM OURO PRETO