Projeto Moradores é selecionado pela Oi para temporada 2017/2018

Projeto Moradores é selecionado pela Oi para temporada 2017/2018

Moradores – A Humanidade do Patrimônio Histórico está entre os 34 projetos culturais selecionados em todo o país pela operadora de telefonia Oi. O movimento cultural de ocupação urbana usa a integração da Fotografia, Audiovisual, Contação de Histórias, Literatura e Educação Patrimonial para valorizar a Memória das cidades brasileiras. Defende que a história pessoal dos moradores, sejam eles populares, anônimos ou mestres do saber, é o maior patrimônio que uma cidade pode ter.
Criado em 2012 pelo coletivo mineiro NITRO + Alicate, o projeto já passou por treze cidades brasileiras; fotografou e documentou a história de aproximadamente 3.000 pessoas e foi visto por um público superior a 2 milhões de pessoas em suas exposições de rua em grande formato ou por meio de seus produtos digitais, como filmes curtas-metragens.
“Esse projeto chama a atenção das pessoas para a importância desse cotidiano como uma parte fundamental e estruturadora dos valores que constituem o patrimônio cultural de uma cidade, estado ou país”, destaca a presidente do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA/MG), Michele Arroyo.

Novas mídias e narrativas
Ao entrar na sua sexta temporada, o projeto Moradores terá novidades para as etapas que pretende realizar em cidades da região Norte de Minas. Uma delas é ousar no uso de novas mídias e tecnologias.
“Com a parceria da Oi, vamos agregar experimentações digitais às etapas dessa nova temporada. Queremos levar a discussão sobre Memória e Patrimônio também para dentro do universo da nova geração de jovens, para suas mídias e narrativas”, adianta Bruno Magalhães, autor do projeto ao lado de Gustavo Nolasco, Marcus Desimoni e Alexandre Baxter.

Oi Futuro
Dos 34 projetos selecionados pela Oi em todo o país, três são mineiros. Além do Moradores, Palco Hip Hop Danças Urbanas e 100 Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte também tiveram seus trabalhos reconhecidos e serão apoiados pela operadora de telefonia.
Tradicionalmente, a Oi é uma das maiores patrocinadores da cultura brasileira. Tem dado prioridade a projetos e ações que visem a integração das diversas artes, o comprometimento como a valorização da cultura brasileira e ousadia em experimentar novas mídias e formas narrativas.
Em 2014, a Oi Futuro, braço cultural da empresa, foi parceria de outro projeto da NITRO: Os Chicos, que contou a história do rio São Francisco a partir de relatos pessoais de ribeirinhos que se chamavam Francisco ou Francisca.

20161008LD0325

20140118NI0191

20150721LD0148