Projeto Moradores abre temporada 2016 no Vale do Aço

Projeto Moradores abre temporada 2016 no Vale do Aço

Durante o mês de setembro, projeto cultural fará homenagem à
memória dos moradores de Ipatinga com exposições de fotos e vídeos

A cidade mineira de Ipatinga, na região do Vale do Aço, abrirá a quinta temporada do projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio Histórico, a partir do dia 14 de setembro. Movimento de ocupação urbana pela valorização da memória e da identidade cultural das cidades brasileiras, o projeto fará uma releitura da história da cidade a partir de uma combinação de registro audiovisual de narrativas dos seus moradores, ensaios fotográficos e exposições de retratos em grande formato pelas ruas e praças de Ipatinga.

Tudo começará com uma tenda branca montada em três praças de Ipatinga, durante quatro dias: Praça 1o de Maio (14 e 15/09), Praça do Bom Jardim (16/09) e Parque Ipanema (17/09). Nelas, um convite será feito aos moradores para se deixarem fotografar e ao mesmo tempo, contarem suas próprias histórias e suas relações afetivas com a capital do Vale do Aço.

“Uma cidade só é viva porque é formada por algo que vai além das suas casas, construções e paisagens naturais. Ela tem alma porque faz parte da histórias de seus moradores. Em Ipatinga não é diferente. O maior patrimônio que a capital do Vale do Aço tem é exatamente seus moradores. É o que iremos mostrar”, explica Gustavo Nolasco, um dos criadores do projeto, ao lado dos fotógrafos Marcus Desimoni e Bruno Magalhães e o diretor de audiovisual Alexandre Baxter.

Campanha “Indique os personagens” – Além das pessoas que passarem por essas praças, a equipe do projeto levará – até as tendas – pessoas “populares” em Ipatinga e que já se tornam “símbolos” ou “figurinhas carimbadas” na cidade.

Para encontrar esses “populares”, o projeto lança, a partir deste domingo (11/09), uma campanha nas redes sociais (peça gráfica em anexo) para que qualquer um possa indicar pessoas a serem fotografadas. “A ideia é que seja uma construção coletiva. Queremos que todos tenham a oportunidade de sugerir boas histórias e perceberem que qualquer pessoa é um personagem em potencial”, explica Desimoni. As indicações podem ser feitas diretamente na página do Facebook do projeto: www.facebook.com/projetomoradores.

Grande exposição – Assim como feito em outras cidades de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, a exposição final do projeto ocupará um cartão postal de Ipatinga, o Parque Ipanema, de 07 a 30 de outubro. Serão 14 painéis de grande formato (4m x 2m) com retratos de moradores de Ipatinga.

No mesmo local será montado um varal fotográfico, onde todos os moradores fotografados entre os dias 14 e 17/09 poderão retirar gratuitamente uma cópia de seus retratos. “Será uma forma de dizer ‘muito obrigado’, tanto do projeto quanto de seus patrocinadores, a todos aqueles que dedicaram um tempinho na tenda do Moradores para contar a sua história”, explica Bruno Magalhães.

“Estamos satisfeitos por participar de uma iniciativa tão significativa, que valoriza aqueles que constroem diariamente a história da cidade, e por proporcionar a algumas pessoas a oportunidade de contar a sua história e se transformarem em personagens dessa exposição comenta Penélope Portugal, diretora do Instituto Cultural Usiminas.

Projeto – “Moradores – A Humanidade do Patrimônio Histórico” foi criado em 2012 pelo coletivo NITRO + Alicate, de Belo Horizonte. Já passou por onze cidades brasileiras, registrando mais de 2.000 histórias de moradores e suas relações com as cidades onde moram. Por ser uma ação de Educação Patrimonial, tem o apoio do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha).

Parceria – Com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, nesta etapa, “Moradores” terá uma novidade: contará com a parceria do Studio Integral. Os fotógrafos Nilmar Lage, Rodrigo Zeferino e Pedro Bastos também contarão histórias de ipatinguenses e as transformarão em filmes dentro do projeto autoral do trio, denominado “Sociedade Anônima”.

O produto final da parceria NITRO + Studio Integral se transformará em uma grande instalação que será montada no Centro Cultural Usiminas, entre os dias 06 e 30 de outubro, coroando a ação em homenagem ao maior patrimônio dos 52 anos de Ipatinga: seus moradores.


SERVIÇO
Para indicar personagens populares de Ipatinga: https://www.facebook.com/projetomoradores

Tenda fotográfica – Praça 10 de Maio
Datas: 14 e 15/09, quarta e quinta-feira | Horário: 9h às 17h

Tenda fotográfica – Praça do Bom Jardim
Data: 16/09, sexta-feira | Horário: 9h às 17h

Tenda fotográfica – Parque Ipanema
Data: 17/09, sábado | Horário: 9h às 17h

Abertura da exposição
Local: Parque Ipanema
Data: 06/10, quinta-feira Horário: 18h