NITRO e ALICATE experimentam novas mídias em Tiradentes

Um momento único para trocar experiências, arriscar experimentações e firmar parcerias para o futuro. Todas estas alternativas se encaixam no objetivo de um festival cultural. E para a NITRO Imagens não foi diferente durante o II Festival Foto em Pauta Tiradentes, entre os dias 14 e 18 de março.

“Quando decidimos convidar a turma da Alicate para nos acompanhar durante o festival, foi exatamente o que buscamos: trocar, arriscar e firmar uma parceria para ampliar as nossas possibilidades criativas”, conta Gustavo Nolasco.

E para Tiradentes se mandou a ALICATE Conteúdo Audiovisual, montando seu QG ao lado da NITRO durante o festival. A produtora une a força e criatividade de diretores, roteiristas, produtores, fotógrafos, editores, programadores e designers para criar e desenvolver conteúdo para plataformas diversas.

“A parceria com a NITRO foi muito importante para enriquecer e ampliar o conteúdo produzido, multiplicando as mídias e possibilitando novas formas de contar histórias”, avaliou o diretor João Flores.

Moradores

NITRO e Alicate foram responsáveis tanto pelo desenvolvimento de conteúdo audiovisual para o evento, quanto pela primeira etapa do projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio Histórico, que irá percorrer as cidades históricas de Minas Gerais numa campanha cultural pela valorização do povo mineiro.

Em Tiradentes, foram expostos 30 retratos nas charretes que circulam pela cidade, e cinco documentários exibidos para os próprios moradores de Tiradentes. “Foi uma experiência muito bacana para nós, para os turistas e para os moradores, que se viram como parte importante da cidade”, conta Alexandre Baxter.

Webcurtas

Para a cobertura do festival, Alexandre Baxter, João Flores e Luiz Felipe Fernandes realizaram pequenos vídeos que, além de divulgar a programação, contaram histórias do festival. Um exemplo foi a série de webcurtas Um take, um clique, que busca, a partir de pequenos filmes para internet, relacionar as duas linguagens: fotografia e vídeo.

“Fomos muito além do simples registro das atividades. Buscamos uma forma criativa de falar sobre fotografia e o festival”, explica Luiz Felipe Fernandes.

Todos os vídeos produzidos pela Alicante em parceria com a NITRO podem ser vistos por aqui.

Montagem da exposição “Moradores”.
Exibição do filme “Moradores” no Largo das Forcas, em Tiradentes.
Produção de webcurta da Alicante em Tiradentes.