Estamos chegando em Ouro Preto

O projeto Moradores chega a Ouro Preto/MG nesta terça-feira (16/07). A tenda branca será montada na Praça Tiradentes e ficará por lá, recebendo os moradores, até a tarde de quarta-feira (17/07).

O material produzido – fotos, imagens e entrevistas – serão transformados numa exposição multimídia e fará parte da programação oficial do Festival Fotógrafos em Ouro Preto, que acontecerá entre os dias 1º e 04 de agosto.

Conheça um pouco mais do projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio Histórico

Movimento de ocupação urbana pela valorização da identidade cultural e da memória como patrimônio diverso e individual de cada uma das cidades brasileiras.

Tudo começa com uma tenda branca montada em uma praça pública, uma câmera apontada e um convite. Nesse instante, mais do que o ato de se deixar fotografar, o morador é chamado a se reconhecer como patrimônio cultural de sua cidade.

O projeto é uma criação do coletivo NITRO + ALICATE, de Belo Horizonte, e surgiu em 2012. Tem como autores os fotógrafos Marcus Desimoni e Bruno Magalhães, o jornalista Gustavo Nolasco e o cineasta Alexandre Baxter.

“O nosso objetivo é despertar no morador o orgulho de ser patrimônio de sua cidade. Vivemos um momento importante de transformação, onde, infelizmente, as identidades marcantes de cada cidade estão se perdendo rapidamente. Queremos que os moradores sejam vistos como uma riqueza cultural de suas comunidades, assim como aprendemos a enxergar as igrejas coloniais, o casario e os monumentos, por exemplo”, explica Nolasco.

Tudo começa com uma tenda montada na principal praça pública das cidades por onde o projeto passa. Ali, os moradores são convidados a serem fotografados e entrevistados.

Na etapa seguinte, todo o material – fotos, vídeos e depoimentos – é transformado numa surpreendente e inédita exposição multimídia, com fotos e projeções em lugares inusitados.

“A nossa intenção é fazer uma exposição com fotos em formatos gigantes, onde os moradores, anônimos ou populares da cidade, sejam reverenciados de uma maneira surpreendente e inesquecível”, afirma Marcus Desimoni.

Além da exposição, é montando um varal fotográfico, onde todos os moradores fotografados podem retirar uma cópia de sua foto. Ainda dentro do projeto, um filme produzido a partir das entrevistas com os moradores é exibido para a população.

Em 2012 o projeto Moradores passou por Paraty/RJ, Juiz de Fora/MG e Tiradentes/MG e ganhou repercussão na mídia nacional por sua luta pela preservação da memória do povo brasileiro.

Neste ano, Moradores passou a contar com o patrocínio do Governo Federal e da CEMIG, pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Para o segundo semestre, já estão confirmadas as etapas em São João Del Rei/MG, Ouro Preto/MG e Campinas/SP.